terça-feira, 29 de março de 2011

Shogun é nocauteado por Jon Jones e perde cinturão no UFC 128


Noite de pesadelo para Maurício 'Shogun' Rua e de sonho para Jon 'Bones' Jones no UFC 128, realizado em New Jersey (EUA). Antagonismos à parte, o brasileiro colocou em jogo pela primeira vez o cinturão dos meio-pesados (até 93 kg). Mas visivelmente fora de forma e perdido taticamente, foi presa fácil para o jogo versátil e inovador do prodígio norte-americano, que alcançou o nocaute no terceiro assalto com facilidade e faturou o cinturão da categoria com apenas 23 anos de idade, um dos mais jovens a realizar este feito.


AP
Jones começou com tudo e desferiu joelhada voadora. 'Shogun' aceitou a troca de golpes, mas logo foi levado ao chão. Em posição de vantagem, o então desafiante seguiu com socos e cotoveladas variados. Rua reposicionou a guarda e conseguiu levantar. Exausto em pouco mais de dois minutos de combate, o brasileiro seguiu em desvantagem até o primeiro intervalo.
Na etapa seguinte, o panorama permaneceu o mesmo. Totalmente focado, Jones mantinha distância segura do oponente com chutes laterais baixos e acertava outros golpes como e quando queria. Em pé, usou uma cotovelada giratória certeira - uma de suas marcas registradas - para aumentar ainda mais a vantagem. A essa altura, Rua já demonstrava apenas forte instinto de sobrevivência no octógono.
Mesmo com o rosto bastante inchado, o brasileiro ainda esboçou tímida reação na etapa seguinte, sem sucesso. Tentou uma chave de perna, mas Jones escapou e ficou por cima, onde aumentou o castigo com mais cotoveladas contundentes. A luta voltou em pé, Jon acertou gancho de esquerda no fígado e emendou joelhada no rosto de 'Shogun', que desabou de vez. Nocaute decretado e título com novo dono.
"É um sonho que se realiza. Tinha tudo em mente e consegui colocar em prática. Sou o campeão", disse Jones, logo após o combate.
"Ele foi melhor em todos os aspectos. Só tenho de dar parabéns", retrucou 'Shogun', visivelmente abalado.



Por Fernando Zanchetta, especial para o Yahoo! Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário